Pesquisando o passado, discutindo o futuro!


ALUNOS DO NEHM JR PARTICIPAM DA 3ª MAIOR FEIRA DE CIÊNCIA DO PAÍS, EM OLINDA-PE

18-12-2011 13:11

 

Depois de uma longa jornada de pesquisas e dedicação à elaboração de diário de bordo e relatório de pesquisa, uma delegação composta por estudantes e professores do IF Baiano Campus Catu, na última quarta-feira (26/10), seguiram rumo à 17ª Feira de Ciência Jovem em Olinda-PE para apresentarem os projetos intitulados Escravidão e Liberdade em Cartas de Alforria (1878-1888); Escola Itinerante e a Popularização das Ciências nas Comunidades Baianas. O primeiro foi apresentado pelos alunos Ariel Gondim e Caíque Carneiro (ambos bolsistas de IC Jr/PROEX), na categoria Iniciação à Pesquisa e o segundo pelos professores Marcelo Souza Oliveira e Jacson de Jesus com a colaboração da professora Alexandra Carvalho na categoria Educação Científica.

Junto a esta delegação, estavam os/as docentes da rede pública de ensino de Catu que apresentaram os projetos: Análise do consumo de energia elétrica – Uma amostra nas residências do município de Catu, de autoria de dos alunos Hellery Ferreira da Silva e Stefanie Caroline dos Santos Pio, da Escola Estadual Isabel de Melo Góes e o projeto Educação ambiental na escola com enfoque na conservação do ambiente escolar – Uma atitude simples gera resultados surpreendentes! desenvolvido pela aluna Lorena Bomfim Bastos. Esses alunos participaram da 10ª FEMMIC em agosto desse ano e tiveram seus trabalhos indicados pela coordenação como finalistas da Feira Ciência Jovem-PE.

O evento que aconteceu em Olinda-PE, no Espaço Ciência, reuniu 300 trabalhos de professores e estudantes de todo Brasil, que durante três dias foram visitados por mais de nove mil pessoas interessadas pelo conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico. Tirando o calor forte de Pernambuco, o evento despertou ainda mais o interesse dos participantes pela ciência e pesquisa, justo que estes tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Ciência, que é um órgão de divulgação científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia, maior museu de ciência a céu aberto e um dos maiores do mundo.

Neste espaço a delegação de Catu observou o espelho d’água, uma hidrelétrica gerando corrente, um planetário, um gigantesco vulcão, dentre vários experimentos.

—————

Voltar