Pesquisando o passado, discutindo o futuro!


Primeiro Passo: construindo a revisão de literatura

18-12-2011 16:24

Não se faz uma pesquisa histórica séria sem uma revisão de literatura adequada sobre o tema/objeto de pesquisa. Sugere-se que os estudantes leiam e dominem pelo menos três textos de autores considerados autoridades no assunto. Por se tratar de uma pesquisa que terá como autores estudantes de ensino médio, sugere-se ao orientador que indique livros de fácil leitura ou sem uma densidade que torne a leitura difícil e chata ao aluno. Caso o orientador não consiga identificar tais leituras, sugerimos que ele faça a leitura dos livros mais difíceis e distribua os fichamentos e/ou resenhas desses textos para os seus orientandos. 

É de suma importância que essas referências sejam discutidas com os orientandos e que essa discussão referencie o tema/objeto de pesquisa. Afinal, é para esse fim que elas foram indicadas. A revisão de literatura é o primeiro passo para quem quer pesquisar um dado período. Por isso mesmo é que os livros indicados para a revisão deve considerar o mesmo contexto histórico, ou seja, os recortes temporais e espacial do projeto em construção. Por exemplo, não se pode estudar escravidão na Bahia sem se falar do livro "Negociação e conflitos", organizado por João Reis ou mais recentemente do livro "Encruzilhadas da Liberdade" de Walter Fraga Filho. O estudante que deseja realizar uma pesquisa nessa área tem que, logo de início, ler os autores que antes dele realizam pesquisas importantes sobre o assunto.

Hoje em dia, uma pesquisa na internet, realizada de forma adequada, pode em poucos minutos nos colocar ante a artigos publicados por esses autores ou, na pior das hipóteses, nos revelar quais os principais livros sobre o assunto. É claro que a presença do professor-orientador é essencial, mas o que estou afirmando é que esse recurso também é muito fértil. Recomendamos, por exemplo, a pesquisa no GOOGLE acadêmico, que pode ser acessado nesta página de pesquisa ao clicar no ícone "Mais". Digitando as palavras-chave corretas o internauta pode ter acesso em questão de segundos a belos textos que o ajudarão em sua pesquisa. 

Contudo, sugerimos que essa pesquisa seja feita com o auxilio do orientador, pois ele é quem vai dizer quais textos você deve ler, considerando o grau de dificuldade do texto e o estágio intelectual do aluno, as peculiaridades da pesquisa. Etc. 

Portanto, fica o recado de que toda pesquisa em história para ser promissora deve considerar a Revisão de Literatura como um de seus primeiros passos fundamentais. Não se esqueça jamais que o bom pesquisador SEMPRE faz o dever de casa e redige o fichamento, esquema ou resumo das leituras que compõem a revisão de literatura. Registre as impressões gerais dessas leituras em seu diário de bordo. Esse hábito com certeza lhe fará ganhar muito tempo no decorrer da pesquisa, além de demonstrar o rigor científico que você conduz a sua pesquisa.

—————

Voltar