Pesquisando o passado, discutindo o futuro!


Quarto passo: A construção do plano de pesquisa

18-12-2011 18:45

Normalmente indico a escrita do Projeto de Pesquisa como mapa ideal para o pesquisador que deseja trabalhar no mundo acadêmico, mas por se tratar aqui da possibilidade de propostas de pesquisa no âmbito da educação básica, resolvi aplicar um modelo mais simples, mas que pode ser muito eficiente também, o plano de pesquisa

Esse documento é um compromisso escrito mediante o qual o autor apresenta de maneira sucinta ou breve, clara e estruturada, os diferentes elementos do tema e do plano de investigação que se propõe empreender. O aluno, através do plano de pesquisa e de investigação pretende demonstrar a importância da pesquisa que propõe, bem como sua aptidão para sua prática. Este documento deve, portanto, convencer ou persuadir o leitor da importância do tema de investigação, em razão de seu objeto de estudo, sua metodologia, seus alcances, seu marco teórico e suas hipóteses. Deve ainda evidenciar que o futuro trabalho é sustentável, ou seja, é possível, de valor tal que intrinsecamente se fundamenta, e é suscetível de atingir resultados originais, tudo o qual justifica investir o tempo e os recursos necessários para sua realização.

O plano de pesuisa que pretendo abordar aqui segue os mesmos modelos da FEBRACE e de boa parte do que as Feiras de Ciências e Mostras Científica brasileiras exigem: 1 - Título; 2 - Questão ou problema identificado; 3 - Hipótese ou Objetivos; 4 - Descrição Detalhada dos Materiais [Fontes] e Métodos; 5 - Bibliográfia. 

1 - TÍTULO

Um elemento muito importante do plano de pesquisa, ou de qualquer trabalho de pesquisa ou monográfico, é o título escolhido, que tem a função plena de atrair o leitor, focalizando o máximo possível o tema da investigação e o conteúdo da mesma. Ele deve contemplar de forma clara e elegante os recortes temático, espacial e temporal do trabalho, diexando claro para o leitor qual é a proposta que se pretende abordar. 

2 - QUESTÃO OU PROBLEMA

Esta seção deve explicar claramente sobre o que a investigação a ser realizada durante o desenvolvimento da futura pesquisa. Resumidamente, o problema consiste no grande questionamento proposto no plano de pesquisa. O problema do plano de investigação deve ser escrito de forma clara e consistente, para que não exista nenhuma dúvida. Quando da formulação do problema, pode-se introduzir o questionamento como uma pergunta interrogativa. Porém, seria ideal que fosse realizada uma sucinta declaração, com ou sem uma pergunta direta, demonstrando de forma explicativa o tema.

 

Algo que precisa ficar muito claro é que este elemento não é uma pergunta, mas algo que você sabe que existe. Assim, mesmo que ele seja escrito como uma interrogação, na verdade trata-se de uma afirmação.

Cabe aqui uma receita fácil. Para enunciar corretamente o seu problema de pesquisa, você precisará:

- agrupar os fatos em relação ao seu objeto de estudo, ou seja, o que acontece
- destacar quão relevante é esse acontecimento
- apontar a relação entre as ocorrências
- construir um relacionamento entre o acontecimento e o quadro geral
- tentar relacionar também as ocorrências e as explicações
- elencar as probabilidades envolvidas.

3 - HIPÓTESE OU OBJETIVOS 
No modelo de plano de pesquisa proposto, o autor pode optar por um ou por outro elemento, de forma que vou elencar rapidamente os doias:
3.1 OBJETIVO(S)
Primeiramente, vamos falar sobre o conceito de objetivo: é um fim a ser atingido, um alvo, uma meta. Trata-se de saber O QUE FAZER? na pesquisa. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.);
3.2 HIPÓTESE(S)
Trata-se de uma resposta provisória ao problema da investigação. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição. Deve(m) ser específica(s), clara, direta. Deve(m) ter conceitos claros). 
 
4 - DESCRIÇÃO DETALHADA DOS MATERIAIS (FONTES) E MÉTODOS (PROCEDIMENTOS) QUE SERÃO UTILIZADOS
COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliográfica, documental, de campo, descritiva, exploratória, investigativa -, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados.  Indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico. Definição dos instrumentos e procedimentos para análise dos dados:
 
a) definição da amostragem: a pesquisa qualitativa não se baseia em elementos numéricos para garantir sua representatividade. Pergunta-se “quais indivíduos sociais têm uma vinculação mais significativa para o problema a ser investigado?”.
b)  Coleta de fontes: definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo -entrevistas, observações, formulários, história de vida - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários, censos.
c)  Organização e análise dos dados – deve-se escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. Por exemplo, as análises de conteúdo, de discurso, ou análise dialética são procedimentos possíveis para análise e interpretação dos dados, e cada uma dessas modalidades preconiza um tratamento diferenciado para a organização e sistematização dos dados. 
 
5 - BIBLIOGRÁFIA
Listar as três principais referências biliográficas que você leu sobre o tema.
 
Outras dicas para pensar a construção do seu plano de pesquisa clique aqui.
Para ler os tópicos de um projeto de pesquisa (versão avançada do plano de pesquisa), clique aqui.

—————

Voltar